EDIÇÃO 02 | Boletim 21 Novembro 2024 |
||
Novas fontes de leitura e de pesquisaHoje, estou muito feliz em compartilhar as novas publicações do NECTAR e de nossos parceiros! Convido a conhecer nossos mais recentes frutos, esperando que as leituras venham a abrir caminhos para novos pensares sobre alimentação e cultura.Shirley Donizete Prado
|
||
Alimentação na obra ‘Os parceiros do Rio Bonito’: mudanças nas práticas alimentares dos caipiras frente à urbanizaçãoNichole Ramos da Silva e Fabiana Bom KraemerRevista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, v. 13, 2019 Acesse em revistaideas.ufrrj.br Este artigo faz uma análise da alimentação dos caipiras paulistas a partir da obra Os Parceiros do Rio Bonito, escrita por Antonio Candido, em meados de 1954. Tomando como eixo autores da socioantropologia e história da alimentação analisamos os capítulos que tratam da alimentação para compreender os meios de vida do caipira paulista e suas transformações. Dividimos o texto em quatro seções: a primeira em que descrevemos o autor e a obra seguida das demais onde analisamos as práticas alimentares do caipira paulista no cotidiano, em momentos de festas e as transformações com o fenômeno da urbanização. Concluímos que as mudanças ocorridas na alimentação dos caipiras estiveram associadas às mudanças econômicas e sociais, que, como resultado de incorporações progressivas da economia moderna, afetaram a organicidade da vida social e causaram rupturas em diversos aspectos da vida do grupo, se configurando, hoje, como uma ameaça à sua Soberania e Segurança Alimentar. |
||
Corpo, identidade e mediações culturais: o uso do cinema no ensinoJeimis Nogueira de Castro, Eliane Portes Vargas, Shirley Donizete Prado e Francisco Romão FerreiraRevista Ensino, Saúde e Ambiente v. 13, n. 1, 2020 Acesse em periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/ Este trabalho partiu da nossa vivência no contexto escolar e da literatura sobre os temas abordados: corpo, identidade e diferença. Elegemos o ensino de Educação Física como foco pelo fato de em muitos casos ser mais visível a busca de uma identidade fixa em estudantes por meio do controle dos corpos, mas os conteúdos abordados no texto não se restringem a essa área, podem ser utilizadas no ensino de Ciências ou em qualquer área do conhecimento que tenha interesse em promover discussões sobre essas questões. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi discutir de que maneira o ensino, com um direcionamento para aulas de Educação Física, pode colaborar no processo de construção das identidades em uma perspectiva intercultural a fim de estimular discussões sobre corpo, identidade e diferença em práticas pedagógicas. Para isso, adotamos o uso do cinema a fim de promovermos formas de resistência e rompimento de hierarquias e relações opressivas de poder para se chegar a uma possibilidade de ensino que contribua para a construção de uma sociedade mais equitativa, plural e humana. |
||
Percepções de professores de ensino médio sobre o uso educacional do cinemaCilmar Santos de Castro, Francisco Romão Ferreira, Lucia Rodriguez De La Rocque e Eliane Portes VargasRevista Ciências & Ideias, v. 11, n.1, 2020 Acesse em revistascientificas.ifrj.edu.br/revista O presente artigo aborda a utilização do cinema como instrumento educacional em práticas docentes no Ensino Médio, tendo como sujeitos professores que trabalham no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) em instituição federal, especificamente atuantes em disciplinas básicas. O trabalho investigativo é decorrência de pesquisa de doutorado na área de Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - RJ) e constitui‑se como pesquisa qualitativa que busca ampliar a compreensão sobre como docentes concebem, planejam e realizam atividades com o cinema. As análises aqui apresentadas permitiram consolidar vínculo entre fundamentos teóricos-conceituais sobre o uso do cinema em ambientes educativos e o conjunto de informações levantadas a partir de entrevistas com os docentes participantes da investigação, coadunando teoria e prática. Os resultados obtidos sinalizam que o potencial de uso do cinema vai muito além do caráter meramente ilustrativo, estabelecendo diálogos profícuos com características intrínsecas e relevantes para o Ensino de Ciências, como imaginação, reflexão crítica e conjecturabilidade. Assim, o estudo favorece o entendimento das reais vivências e desafios que professores enfrentam para implementação das suas atividades com o cinema no cotidiano de sala de aula e estimula, a outros pesquisadores e docentes, o aprofundamento no conhecimento e na realização de novas iniciativas, na perspectiva de agregar o componente artístico aos conhecimentos científicos, em diversificadas disciplinas e com estratégias variadas. |
||
Ninguém é tão perfeito que não precise ser editado: fetiche e busca do corpo idealBianca Bulcão Lucena, Cristiane Marques Seixas e Francisco Romão FerreiraPsicologia USP, v. 31, 2020 Acesse em www.scielo.br Este artigo problematiza o aspecto fetichista da imagem do corpo ideal a partir da discussão do calendário de uma clínica de nutrição e estética. Discute-se a dinâmica de formação de massas, conforme a teoria freudiana, para pensar como um padrão de corpo perfeito pode ser eleito como ideal a ser alcançado por indivíduos nas sociedades contemporâneas. A lógica do mercado sustenta a imagem dos corpos ditos perfeitos na posição de fetiche e oferece acesso a essa suposta conquista por meio de produtos e serviços que trariam plenitude. Tal estratégia busca velar a castração oferecendo um substituto palpável que nega a falta e afirma a completude do outro, sustentando uma legião de pessoas que se envolve numa busca quase compulsiva pela realização desse ideal. Ótima leitura! |
||
|
||
Os conteúdos NECTAR UERJ estão disponíveis em nossas redes sociais. Disponibilizamos vídeos, podcasts, entrevistas realizadas com pesquisadores que atuam no campo da alimentação e cultura, aulas abertas e eventos, além de livros, filmes, artigos científicos, teses e dissertações dos alunos e egressos do NECTAR em nossas plataformas digitais, Instagram, Facebook e no Canal NECTAR UERJ no YouTube. |
||
|
||
|
||
www.nectar.rio.br | nectar.uerj@gmail.com | ||